segunda-feira, 30 de julho de 2012

CARRO SINISTRADO COMPRAR OU NÃO COMPRAR?


Antes de pensar em comprar um veículo, considerado irrecuperável por uma companhia de seguro,  ou classificado como "perda total", é importante verificar a situação do bem.

CLASSIFICAÇÃO DE PERDA TOTAL:

Os veículos sinistrados  em decorrência de acidente de trânsito, incêndio, inundação, submersão, queda, desabamento de objetos, furtos e demais catástrofes  naturais, podem ser considerados SUCATA (veículo sinistrado com perda de mais de 75%, sem possiblidade de recuperação, vendidos sem documentação e identificação de chassi)  , ou SALVADO (PERDA TOTAL)  , veículos com danos de média ou grande monta, que não ultrapassam 75% do valor do bem.

COMO COMPRAR UM VEÍCULO COM PERDA TOTAL:

Se realmente a sua opção é comprar um veículo com perda total, uma boa dica, é comprar através de leilões, pois é possível fazer uma vistoria prévia e consultar alguns problemas de mecânica do véiculo,  quase sempre, o leiloeiro escreve no vidro dianteiro, problemas  ocasionados em decorrência do sinistro.

QUAL O PROCEDIMENTO APÓS A COMPRA:

Depois de reparar a mecânica e funilaria , o proprietário deverá fazer uma vistoria em uma empresa credenciada pelo INMETRO, que emitirá um CERTIFICADO DE SEGURANÇA VEICULAR - CSV

Com esse laudo e após a vistória prévia no DETRAN OU CIRETRAN,  o carro poderá ter seu documento regularizado no ORGÃO DE TRÂNSITO competente. No novo certificado , vai constar um carimbo com a palavra "SINISTRADO"

COMPRANDO DE PARTICULAR:

Ao comprar um veículo sinistrado de particular, é muito importante verificar toda documentação, se já foi feita transferência no Orgão de trânsito e principalmente o CSV.

Desconfie de carros com preços baixos , pois  um simples Boletim de ocorrência , com CARACTERIZAÇÃO DE ACIDENTE , de grande monta, poderá representar um bloqueio do veículo  e uma grande dor de cabeça, já que no PROCON, não é ´possível resolver esse tipo de situação, a não ser no "JUIZADO ESPECIAL" .

COMO FAZER SEGURO?

Em recente pesquisa consegui encontrar apenas duas seguradoras, que aceitam o bem, DESDE QUE, a indenização de PERDA TOTAL tenha sido caracterizada por ela própria. Portanto, é um fator muito importante para ser analisado.

COMPROU SEM SABER:

Uma agência ou concessionária, pode vender um automóvel sem saber que foi sinistrado. Nesse caso, é bem provável que o problema seja resolvido amigavelmente, caso contrário o comprador  poderá recorrer ao PROCON OU JUIZADO ESPECIAL (Mais rápido) . Se a compra  foi feita com particular, deverá procurar o JUIZADO ESPECIAL ou entrar com uma "AÇÃO JUDICIAL".

Fonte: http://guia.mercadolivre.com.br/carro-sinistrado-comprar-nao-16607-VGP

10 comentários:

  1. Comprei um carro em um Leilão Sodre Santoro em SAo Paulo em 17/05/2012 e até hj dia 21/08/2012 nao recebi o documento do veiculo em o de andar em o de transferencia... divuguemmmm nao cai nessa armadilha
    Meu Nome é ANA PAULA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. A tempos venho pesquisando sobre leiliões de veículos e vislumbro, talvez, uma forma de ganhar um dinheirinho com isso. Gostaria de um dica dos "GURU" dos leilões. Não tenho dinheiro em "caixa", estou pensando em fazer um emprestimo de uns R$20,000,para investir em leilões. O sr(s), grande conhecedores acha que vale a pena correr este risco, sera se consiguirei um retorno?
    wandersonadeus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. qual seria as seguroadora que podem aceitar a apolice de um carro sinistrado?

    ResponderExcluir
  4. www.lancerubronegro.com.br/index.php

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Comprei uma moto batida a frente num acidente em pista. Comprei TB TDs as peças quebradas q tem q trocar. Fui pagar licenciamento de 2015 deu como sinistro média monta. E o q eu faço p resolver td isso e passar logo em meu nome essa moto?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Comprei uma moto batida a frente num acidente em pista. Comprei TB TDs as peças quebradas q tem q trocar. Fui pagar licenciamento de 2015 deu como sinistro média monta. E o q eu faço p resolver td isso e passar logo em meu nome essa moto?

    ResponderExcluir
  7. O q fazer comprei uma moto e as peças q tem q trocar. Mais qdo fui PG o doc bloqueou e deu como sinistro média monta. O q eu faço p passar p meu nome essa moto??? Contato luanamartins1983@hotmail. Qm puder me ajudar p onde correr primeiro eu agradeço

    ResponderExcluir
  8. O q fazer comprei uma moto e as peças q tem q trocar. Mais qdo fui PG o doc bloqueou e deu como sinistro média monta. O q eu faço p passar p meu nome essa moto??? Contato luanamartins1983@hotmail. Qm puder me ajudar p onde correr primeiro eu agradeço

    ResponderExcluir
  9. ótimas dicas,pergunta veiculo comprado em leilao - c0m sinistro PEQUENA MONTA, consta no CRV.??

    ResponderExcluir