Cuidados

Cuidados ao comprar em leilões de veículos


Irei abordar um assunto muito delicado ao se tratar de leilões.

Como já foi dito, comprar em leilão é muito vantajoso, porém trás consigo riscos e em uma falta de atenção você pode ter prejuízos, o que não é interessante para ninguém.
Para você realizar bons negócios com leilão, deverá primeiramente entender alguns fatores importantes.

O princípio básico do leilão é:

- Uma determinada pessoa financiou um bem junto a um banco qualquer e não efetuou o devido pagamento.

- O banco solicitou à justiça a apreensão deste bem e o mesmo foi parar nos pátios dos leiloeiros.

Um dos principais fatores que devemos saber é:

- Ao saber que poderia perder o bem, seja um veículo, moto, caminhão, efim... qualquer bem que seja. O ex-proprietário deixa de ter os devidos cuidados, e antes de ter o bem apreendido pode ter ficado rodando sem óleo por exemplo, sem realizar as devidas manutenções periódicas, troca de peças, etc...

O que devemos nos atentar ao realizar uma visita a um veículo no pátio do leiloeiro é:

- Identificar imediatamente se há problemas na estrutura do veículo, se houver, desencana, pois é prejuízo na certa.

- O próximo passo é tentar identificar se há vazamento de óleo, pode ser um indício muito forque de que o motor está danificado, uma vez que você não pode ligar o veículo.

- Verifique também a suspensão e pneus.

- Um truque bem legal é verificar se o volante e a bola de câmbio estão desgastados, se sim, pode acreditar que o veículo já foi bem rodado, tornando inviável a compra.

Se você seguir a risca estes pontos, estará no caminho certo. Mas ainda existem outros fatores a ser levados em consideração.

A maioria dos leiloeiros atualmente a fim de realizar negócios cada vez mais transparentes, informam no ato da "apregoação" (venda) do bem os defeitos encontrados em uma análise genérica feitas por seus funcionários, por mais que você já tenha vistoriado o veículo, preste muita atenção pois pode ter passado algo que você não viu.

o leiloeiro informa também o prazo aproximado para entrega da documentação do veículo, o que em média é de aproximadamente 30 dias após a venda, em alguns casos podem atrasar ou chegar antes do previsto, é possível fazer esta consulta através do site de alguns leiloeiros.

Lembre-se, não é permitido funcionar o veículo durante a visita, por isto é sempre recomendado que você esteja acompanhado de um profissional capacitado para este tipo de análise, não somente para veículos, mas caminhões, máquinas, imóveis etc.

Fico por aqui e na próxima postagem falarei sobre os como participar de um leilão e a documentação necessária para realizar um ótimo negócio com leilões.